quarta-feira, 9 de abril de 2008

Lúcia Santaella é a convidada da 3ª noite da Semana de Jornalismo

Olá pessoal, nossa I Semana de Jornalismo está sendo um sucesso...
Venha participar !!!

Nossa ilustre palestrante de hoje é Lúcia Santaella: professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pósgraduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUC-SP). Doutora em Teoria Literária pela PUC-SP e livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP, é presidente honorária da Federação Latino-Americana de Semiótica, Diretora do Cimid – Centro de Investigação em Mídias Digitais da PUC-SP –, membro correspondente da Academia Argentina de Belas-Artes e presidente da Charles S. Peirce Society, EUA, em 2007. Publicou, pela PAULUS Editora, Culturas e Artes do Pós-Humano, Corpo e Comunicação, Por que a comunicação e as artes estão convergindo? e Navegar no ciberespaço.

Lucia Santaella lança livro “Linguagens Líquidas” e dá palestra na 1ª Semana de Jornalismo da Estácio

A professora titular e diretora do Centro de Investigação em Mídias Digitais da PUC/SP, Lucia Santaella, será a palestrante desta quarta-feira, dia 9, na 1ª Semana de Jornalismo da Estácio de SC. Depois da palestra, que começa às 19h na sala 501 da Estácio, ela fará o lançamento de seu último livro “Linguagens liquidas na era da mobilidade”, publicado pela Paulus Editora.
A 1ª Semana de Jornalismo é uma realização do Centro Acadêmico Aldírio Simões e conta com o patrocínio da Coordenação do Curso de Jornalismo e apoio da Associação Catarinense de Imprensa, Paulus Editora, Construtora Jaime Aleixo e Yellow Multipress.

Seguem abaixo mais informações sobre a obra e a autora:
No universo digital, texto, imagem e som não são mais o que costumavam ser. Sobrepõe-se, complementam-se, confraternizam-se, unem-se e separam-se, entrecruzam-se. Tornaram-se leves, perambulantes. Perderam a estabilidade que a força de gravidade dos suportes fixos lhe emprestava. Viraram aparições, presenças fugidias que emergem e desaparecem ao toque delicado da ponta de nossos dedos em minúsculas teclas.
Essa e outras ponderações a respeito das sociedades, da vida, dos corpos e, enfim, das realidades que cercam o homem pós-moderno são tratadas na obra Linguagens líquidas na era da mobilidade, da pesquisadora Lucia Santaella. Inspirada pelas idéias de Zigmund Bauman e de outros estudiosos dos fenômenos sociais e comunicacionais, a autora trata de assuntos que vão da subjetividade e identidade no ciberespaço ao paroxismo da auto-referencialidade nos GAMES.
“O advento da modernidade líquida produziu profundas mudanças na condição humana, o que requer que repensemos os velhos conceitos que costumavam cercar as narrativas das estruturas sistêmicas agora derretidas pelos fluidos”, afirma a autora na introdução da obra.
Organizado em dezessete capítulos, o livro é fruto de anos de pesquisa e estudos aprofundados realizados por Santaella. A atualidade e a abordagem precisa dos temas de Linguagens líquidas na era da mobilidade leitura imprescindível para todos que desejam se aprofundar nas transformações que a sociedade tem passado graças, entre outros fatores, à cibercultura e à lógica da velocidade predominantes na sociedade contemporânea.
Da Coleção Comunicação, reconhecida pela qualidade ímpar das obras e dos autores que reúne, Linguagens líquidas na era da mobilidade é mais um livro que demonstra o espírito aguçado e refinado de um dos maiores expoentes mundiais no que se refere à Comunicação e à Semiótica.

A palestra com Lucia Santaella começa às 19h30, nas salas 501 e 502, no andar térreo da Faculdade Estácio de Sá.


Ainda na I Semana de Jornalismo, uma das várias atrações é a exposição do ensaio fotográfico de Luciene e Walfredo Kumm.

O tempo não tem pressa em Cabo Polônio

Luciene e Walfredo Kumm apresentam na I Semana de Jornalismo da Faculdade Estácio de Sá o ensaio fotográfico “O tempo não tem pressa em Cabo Polônio”.
Situado no norte do Uruguai, Cabo Polônio é uma reserva florestal que tem pouco mais que 100 casas com estilo único de arquitetura. Sua população é formada por marinheiros, pescadores e artesões. A comunidade vive da pesca e do turismo. Lá existem três ilhas que são habitadas por leões marinhos, que no verão visitam o povoado.
O ensaio fotográfico, composto por 28 fotos coloridas com tamanho 30x40, será inaugurado no dia 7 e ficará aberto ao público até 27 de abril, das 8h às 22h30, no hall da faculdade.
Luciene e Walfredo são amantes da fotografia. Formados em Turismo pela Estácio e pós-graduandos de fotografia na Univali, em Balneário Camboriú, eles têm como curadora do ensaio a professora Cristiane Fontinha.
“O ensaio mostra a arquitetura, pessoas, paisagens e formas de entretenimento de um vilarejo onde o tempo não tem pressa”, sintetiza Luciene, que atualmente cursa a quinta fase de Jornalismo na Estácio.
A I Semana de Jornalismo da Estácio acontece de 7 a 11 de abril e traz oficinas, apresentações de TCC em vídeo e musicais e palestras com diversas personalidades do jornalismo nacional. É uma realização do Centro Acadêmico Aldírio Simões, com apoio da Coordenação do Curso de Jornalismo da Estácio, Associação Catarinense de Imprensa, Paulus Editora e Grupo Jaime Aleixo.




Mais informações do ensaio fotográfico pelos telefones 7811.4822 (Luciene) e 7811.4823 (Walfredo).

2 comentários:

Mulheres são como rosas, às vezes despetaladas. disse...

Olá pessoal do CA, vocês estão de parabéns, pena que a Faculdade não tenha percebido realmente o quão é importante este evento para fixar ainda mais esta marca. A noite de ontem foi explêndida, a Lúcia é bárbara.

Mas fica a ressalva, vocês do CA fizeram muito além das expectativas, já a Faculdade, eu não sei o que podemos dizer...

Diretoria do C.A. Aldírio Simões disse...

Obrigado Graziane.

Essas questões da faculdade serão abordadas em breve, muito breve.

Valeu mesmo.

Jorge Jr.